Combate ao Câncer – Licopeno Natural

Amigos da São Thomé
No Combate e Prevenção ao Câncer

A São Thomé Goiabada Pura convida seus amigos a se unirem ao projeto Parceria de Doação com o objetivo de apoiar entidades e associações que se dedicam a prevenção e combate ao câncer através de exames oncológicos, hospedagem, transporte, suporte educacional e doação de equipamentos a hospitais do Agreste ao Sul do nosso Brasil.

"EU CUIDO DA MINHA SAUDE"

Goiaba vermelha é rica em licopeno, importante antioxidante natural

Os 11 Benefícios da Goiaba para a saúde!

Benefícios da Goiaba para Imunidade:  A Goiaba é uma excelente fonte de vitamina C e Antioxidantes. Ela contém 228 mg de Vitamina C, que é igual a 338% da necessária diária ou seja 3x mais do que o necessário. Com o aumento da função do sistema imunológico, seu corpo irpa se proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe e contra infecções.

Benefícios da Goiaba para Aumentar a produção de sangue: Goiaba contém vitaminas como a vitamina E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, a goiaba aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro.

Benefícios da Goiaba para Envelhecimento: O envelhecimento é o problema mais comum em nossa vida agitada. Envelhecimento é causada principalmente ao fator natural como o aumento da idade. Mas, devido à poluição, radiação UV e fumaça o processo de envelhecimento tem sido estimulada mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento é os radical livre produzido em nosso corpo devido ao estresse oxidativo causado pela alta poluição. Mas os antioxidantes destruir esses radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Também foi encontrado que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito positivo no retardamento do envelhecimento natural. Assim goiaba prova melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento.

http://www.saudedica.com.br/os-11-beneficios-da-goiaba-para-saude/

Publicações científicas:

1 – Antioxidante Licopeno na Prevenção do Câncer – Uma revisão da literatura.

A utilização de agentes antioxidantes pode representar uma nova estratégia para redução dos danos provocados pelo excesso de radicais livres no organismo. O recomendado é manter uma alimentação variada e equilibrada a qual inclui alimentos de todos os grupos respeitando as leis da alimentação (qualidade, quantidade, harmonia e adequação). O licopeno é um aliado no controle dos radicais livres já que desempenha papel importante na defesa do organismo, diminuindo a agressão do estresse oxidativo. 

Autores:  Maria Lucijan dos Santos; Frederico Witier Mazzonetto; Giselda Martins Romero – http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/10_antioxidante_licopeno_na_prevencao_do_cancer.pdf

2 – A Importância do Licopeno na Prevenção do Câncer – Uma revisão literária.

Por meio dos estudos apresentados neste trabalho de revisão, foi possível observar que a utilização do licopeno em sua forma in natura ou através de extratos e, associado a uma dieta balanceada mais atividade física, podem trazer benefícios à saúde, pois, foram produzidos resultados como uma maior redução de tumores benignos e células cancerígenas. Nestes estudos, foi citada a função antioxidante do licopeno e, sua capacidade de auxiliar na prevenção de doenças crônicas como o câncer, porém, a utilização dessa substância não substitui os tratamentos convencionais contra o câncer, pois não existem comprovações suficientes que possam atestar sua eficiência, assim como ainda não existe uma recomendação de ingestão diária.

Autores: Fredson da Silva Xavier; Bianca Languer Vargas; Daniela Miguel Marin Sabanai. https://portal.estacio.br/media/4680084/54.pdf

3 – Propriedades Fitoquímicas do Licopeno: Efeito Preventivo no Cancro da Próstata.

O licopeno tem despertado a atenção nos últimos anos pela sua capacidade de proteção contra o stress oxidativo que se pensa estar envolvido na patogénese de várias doenças. Vários estudos in vitro e in vivo têm demonstrado associação entre o seu consumo e a redução de várias doenças crónicas, nomeadamente alguns tipos de cancros.

Autores: Sofia Raquel Neves Antunes – http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/20231/1/Antunes_Sofia_Raquel_Neves.pdf